16 fevereiro 2006

Vintage Reggae



Sendo a editora Soul Jazz actualmente a responsável pela divulgação do catálogo Studio One, do lendário e já desaparecido produtor Clement Seymour "Coxsone" Dodd, é bom ouvir notícias de onde eu as ouvi pela primeira vez: a editora norte-americana Heartbeat.

Foram relançadas com faixas adicionais três compilações originalmente editadas durante os anos 80, a saber:

"Best of Studio One"

"Full Up: More Hits from Studio One"

"Downbeat the ruler - Killer Instrumentals"

Já dispunha dos 2 últimos, mas a inclusão no segundo volume da sublime versão original de "Pick up the Pieces", dos Royals, faz-me pensar se não virei a criar duplicações na minha colecção. A quem esteja interessado em ter só um deles, o primeiro volume é o mais recomendado, contendo clássicos absolutos como "The Answer", do "toaster" Lone Ranger, a versão original de "Declaration of Rights", dos Abyssinians, "Party Time", dos Heptones, sobre a qual milhares (não estou a exagerar) de canções foram escritas, e um "personal favourite", "Born to love", de um dos melhores cantores da história da música popular, o fabuloso (e precocemente desaparecido) Slim Smith.

Para verem (neste caso ouvirem) que eu não estou a exagerar, podem ouvir os "samples" nos próximos meses em

http://www.rounder.com/index.php?id=newrelease.php

A quem pela primeira vez se for aventurar, a minha inveja.

P.S.: a fotografia serve para fazer o obituário de mais um grande cantor, Brenton (Brent) Dowe, membro dos excelentes Melodians, e co-autor do clássico "Rivers of Babylon" (sim, essa mesma canção), adaptação do Salmo 137 da Bíblia. Morreu com 59 anos em Kingston, Jamaica no dia 28 de Fevereiro de 2006. Paz à sua alma.