21 dezembro 2005

Uma excelente notícia

Retirado do Diário Digital:

Passadiço do Elevador de Santa Justa reabre ao fim de 13 anos

O passadiço do Elevador de Santa Justa, encerrado há 13 anos por razões de segurança, reabre quinta- feira para voltar a assumir a sua função histórica de ligação entre a Rua da Prata e o Largo do Carmo.
Fonte da Carris disse hoje à agência Lusa que nos últimos 13 anos apenas era possível utilizar o elevador para apreciar vista e que a verdadeira função dos elevadores de Lisboa é fazer o transporte de pessoas na cidade, função que será agora retomada por aquele equipamento.
A cerimónia que assinala a reabertura vai contar com a presença dos presidentes da Câmara Municipal de Lisboa, António Carmona Rodrigues, e da Carris, José Manuel Silva Rodrigues.
A interdição do passadiço foi determinada pela Câmara de Lisboa quando se constatou o perigo de ruína de um edifício privado em que assenta a estrutura, agora com uma parte nova, paralela às ruínas do Carmo, afirmou o secretário- geral da Carris, Luís Vale.
O mesmo responsável justifica a demora da intervenção com os vários factores que tiveram de ser tidos em conta e que ultrapassam a Carris, nomeadamente a localização numa zona histórica e de ruínas e a propriedade privada do prédio em questão, o edifício Leonel.
«Nos últimos anos tem sido mais usado por turistas.
Agora a expectativa é outra, porque os lisboetas que trabalham naquela zona da cidade podem voltar a utilizá-lo e é muito cómodo», acrescentou.
O Elevador de Santa Justa é um ex-libris da cidade, datando a inauguração de 10 de Julho de 1902.
Inicialmente movido a vapor, foi equipado com motores eléctricos em Novembro de 1907 e é o único elevador vertical da cidade.
Foi concebido por Raol Mesnier du Ponsard, discípulo de Eifel.


Quantas vezes passei perto deste Elevador, e quantas vezes a expressão "Obra de Santa Engrácia" me veio à mente. Desde os meus tempos de Faculdade que o passadiço estava fechado (!). Uma comemoração com direito a refeição num restaurante no Largo do Carmo ou lá perto impõe-se.

P.S.: a todos os que por cá continuam a passar para ver se o musgo vai sendo retirado, se não falarmos antes, um Feliz Natal. Após resolução de alguns assuntos prementes, espero bem que a partir de Março sejam possíveis actualizações mais frequentes do "blog".

1 Comments:

Blogger Rui said...

E que não seja só neste...!!!

Se não cumpres a palavra tás obrigado a pagar uma cerveja numa qq cervejaria lisboeta á tua escolha.

11:06 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home