11 maio 2006

Marley 25 anos depois


Robert Nesta Marley, nome artístico Bob Marley, é das figuras mais paradoxais da cultura pop-rock. Porta-voz da negritude, era um mulato filho de um oficial do Exército britânico e de uma trabalhadora rural negra. Estandarte dos pobres e oprimidos, não se coibiu de, assim que teve oportunidade, viver à grande o estilo de vida das estrelas "rock", com festas, drogas e mulheres, muitas mulheres. Daí resultaram 14 filhos perfilhados (10 para além dos que teve com a mulher Rita), e uma miríade de não reconhecidos.

Tendo começado a sua carreira gravando três canções para o produtor Leslie Kong, Bob Marley, juntamente com Peter Tosh , Bunny Wailer e outros cantores de gravação mais irregular e não presentes nas capas dos discos da época, fundou os Wailing Wailers (mais tarde The Wailers), tendo gravado entre 1963 e 1966 várias dezenas de canções para o Studio One. Lá terá gravado a mais perfeita produção do estúdio (o que quer dizer muitíssimo), "I'm still waiting". Após produções próprias e para Leslie Kong e Lee "Scratch" Perry, nomeadamente, Marley seduz Chris Blackwell, da Island Records, e nasce em 1973 o primeiro álbum de Reggae orientado para o público consumidor de "rock". Com a célebre capa original inspirada no isqueiro Zippo, as letras das canções impressas no interior, uma promoção até antes desconhecida para artistas jamaicanos e um som adaptado aos ouvidos ocidentais, nomeadamente com "overdubs" de guitarras adicionados (um fascinante exercício de exégese musical é comparar as versões jamaicanas e as originalmente publicadas, no CD duplo da re-edição de luxo do álbum), "Catch a Fire" foi um sucesso, lançou uma carreira internacional e proporcionou a vários artistas jamaicanos (alguns pouco merecedores) a via da internacionalização, expressa em álbuns editados na década de 1970 nomeadamente na Island e na etiqueta Virgin Frontline.

Marley veio a falecer de melanoma. Ícone da raça negra, chegando a colocar graxa no cabelo para realçar os traços pouco vincados da raça que quis representar, acabou vitimado por uma doença para a qual quase certamente a sua progenitura de raça branca contribuíu (mais um paradoxo).

Reconhecendo a importância da sua obra, os iniciados avaliam contudo com maior admiração o trabalho produzido por Lee "Scratch" Perry, muitas das canções tendo sido regravadas mais tarde para a Island. Compare-se por exemplo a espiritualidade e sentido de profundidade espacial da versão original de "Kaya" (aka "Turn Me Loose") com a versão surgida no álbum "Kaya".

Enquanto era consagrado internacionalmente, Marley perdia na Jamaica natal em termos de popularidade para Dennis Brown e Toots and the Maytals. Mais significativo, enquanto o sucesso internacional de Bob Marley proporcionou a divulgação alargada de obras com ainda maior valor, como os primeiros discos de Burning Spear, a verdadeira revolução era conduzida em Kingston sobretudo por King Tubby e Lee "Scratch" Perry, principais responsáveis pelo desenvolvimento das técnicas "dub", que deram uma contribuição muitíssimo significativa para a música "pop" a partir dos anos 80, nomeadamente com os máxi-singles e as remisturas.

Bob Marley não foi a figura musicalmente mais significativa da música popular jamaicana. Foi a socialmente mais importante e a mais iconográfica de sempre. Que seja ouvido e estudado é a melhor homenagem que lhe pode ser feita no 25º aniversário do seu falecimento.

Discos recomendados: a colectânea "Songs of Freedom" (4 CDs) é a melhor introdução e súmula da obra de Bob Marley. Variadíssimas compilações cobrindo os "anos Lee Perry" existem no mercado, nenhuma sendo a definitiva, e muitas de qualidade sonora e de "packaging" simplesmente arrepiantes. Da discografia da Island, para além do primeiro álbum, aconselharia "Burnin'" e "Exodus".

P.S.: com as dificuldades de comunicação patentes no Blogger, deixei passar a oportunidade de fazer uma dedicatória em forma a Grant McLennan, co-autor das melhores canções dos Go-Betweens. Paz à sua alma.

1 Comments:

Blogger T-Rex said...

Quando for possível, agradeço o envio do teu contacto de email para comentariosdabola@gmail.com

9:39 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home