05 agosto 2006

Mais "vintage reggae"

O que vale é que os outros vão colocando coisa interessantes na Net que nos permitem manter um blogue actualizado durante a "silly season". ;)

No Reggae Vibes, a actualização mensal da secção "Sounds", particularmente a categoria "Vintage", traz-nos sempre entretenimento garantido. Passando por cima dos dois primeiros temas, o excelente tema de Early B tem aquele delicioso "feeling" do dancehall surgido a partir de meados dos anos 80. Os temas do Studio One têm a chancela de garantia habitual, mas destes o destaque vai para a deliciosa versão de um clássico dos Wailng Souls pela banda de estúdio Sound Dimension, aplicação rudimentar do dub, bem à maneira das produções Studio One nessa vertente, mas cuja ingenuidade nos consegue agarrar desde o início.

A verdadeira revelação para mim está nos "dubs" do produtor Harry A. Mudie. Das figuras mais criminosamente ignoradas da história da música jamaicana, a sua coroa de glória foi a produção do tema clássico de John Holt, "Time is the Master", mais algumas canções cuja gravação permitiu o lançamento do LP clássico de 1973 com o título da canção. A sua produção está contudo pessimamente divulgada, nalguns poucos CDs de import através da sua etiqueta Moods (e outras relacionadas), e quase sempre esgotados. Espera-se que a Sanctuary, detentora dos catálogos da Trojan (que chegou a ter uma compilação dedicada aos trabalhos do produtor) e da Creole proceda à produção de pelo menos uma compilação do autor, tão cedo quanto possível.

Talvez o aspecto que mais distingusse as produções de Harry A. Mudie fosse a utilização de instrumentos de cordas, algo que antes de ser adoptado faria um jamaicano dizer que teria tanto sucesso como aparecer um gajo a tocar reggae com melódica (esse gajo existiu, chamou-se Augustus Pablo). Não sendo um apreciador do género dub, que me parece muitas vezes demasiado preocupado com a dissecação da música, em detrimento da sua fruição, os 3 dubs de Harry A. Mudie são contudo excelentes, apresentando as características fundamentais da sua música e acresecentando-lhe (e retirando-lhes) elementos que, alterando a perspectiva de audição, em nada comprometem o puro prazer de ouvir estas faixas. Tenho meia dúzia de CDs de dub na minha colecção, mas o próximo, se as editoras o permitirem, será sem dúvida de Harry A. Mudie.

Esta secção estará "online" no "site" até 6 de Setembro, sendo renovada na noite desse dia. Divirtam-se.

1 Comments:

Blogger Adtreak said...

Bela ideia!
Desde jà parabens!

Se Puderes e quizeres e puderes visita e registra-te em:
http://ruainform.pt.vu

10:10 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home