04 outubro 2006

"Big Brother" = "Benevolent Father"?

Um artigo do "New Statesman" hoje citado na imprensa online debruça-se sobre um aspecto que julgava bastante eficaz no funcionamento da sociedade britânica: a presença massiva de câmaras de circuito fechado de TV ("CCTV cameras"), não só em lojas e imediações de lojas como olhando por muitos bairros de várias cidades do Reino Unido.

Sempre me perguntei se com tanta câmara (1 por 12 habitantes!) cada uma seria efectivamente olhada (não necessariamente - seria aliás impossível - em directo) por pessoas responsáveis. Mas sempre me pareceu uma boa idéia, e transplantável para a realidade portuguesa, particularmente as zonas urbanas.

O efeito no crime mais sofisticado ou mais violento seria praticamente nulo - as câmaras seriam ineficazes perante capuzes, matrículas falsas ou carros roubados. Mas o efeito dissuasor no pequeno crime - desordem na via pública, roubo por esticão, etc - parecia-me evidente, se os registos das câmaras fossem olhados atempadamente e o enquadramento legal permitisse uma punição relativamente rigorosa dos infractores da Lei, aparecendo o ressarcimento das vítimas (na medida do possível) como acessório e derivado das acções que teriam levado à punição dos criminosos.

Contudo, o artigo cita um estudo de especialistas que vai contra esta percepção. O artigo está disponível online (não sei até quando) em

http://www.newstatesman.com/200610020022

Extracto relevante:

But are people right to believe that cameras are keeping them safer? According to Martin Gill, professor of criminology at the University of Leicester, they are not. He conducted a study for the Home Office of 14 surveillance systems around the country and found that, in general, the installation of cameras has very little impact on crime. In only one of the 14 areas could a drop in crime levels be linked to CCTV.

"The study showed that you cannot have a technical solution to the problem of crime," says Gill. "A camera can monitor things, but it cannot intervene and take decisive action, like a bobby on the beat."

O estudo referido pode ser encontrado em:

http://www.homeoffice.gov.uk/rds/cctv2.htm
l

A crónica falta de tempo impede-me de ler o estudo e analisar a metodologia utilizada para aferir da validade e replicabilidade das conclusões retiradas. Gostava sobretudo de saber de que tipo(s) de crime o estudo fala, e se foi de algum modo levado em conta o impacto da benevolência relativa do enquadramento legal do pequeno crime (algo que parece difícil, pois a via mais directa passaria pela comparação com sistemas de outros países com sistemas legais com um grau diferente de "benevolência"). Mas para já mantenho o espírito aberto para eventualmente mudar de opinião. E estou disposto a contribuir com trabalho empírico. Se quiserem instalar câmaras a vigiar o meu bairro, estão à vontade. :)

1 Comments:

Blogger Yazalde 70 said...

Bollocks...

10:51 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home